
Sei que a guitarra é o instrumento mais influente no mundo ocidental. Mas, quando esse espanhol de seis cordas chegou por aqui, no Brasil do século XIX, a viola caipira, filha da viola portuguesa e da vihuela, já morava entre os tupiniquins há trezentos anos. Estes, ao se depararem com um corpo bojudo e de cintura larga, exclamaram: "que viola grande: que violão!"
O violão é filho da viola e a ela deve respeito! Repito: para mim a viola é mágica, sua música é magnífica e sua arte é, mesmo sendo complexa, singela. Banjos, Les Pauls, Stratocasters, ukuleles, alaúdes... Nenhum deles se compara à viola, minha querida viola.
Mas chega dos meus elogios: ouçam e vejam a magia desse intrumento nas mãos de seu maior mestre, Tião Carreiro que, aqui nesse vídeo, é acompanhado de seu mais constante parceiro de arte, Pardinho. Deleitai-vos!
*Parabloguear: neologismo criado por Fábio Racoski (eu, acho...) aludindo aos termos "parafrasear" e "blogue". Ou seja, "parabloguear" é parafrasear um blogue.
Isso me lembrou os antigos desenhos onde sempre tinha um cara caipira com grande barba, espingarda ao lado e um chapéu furado.
ResponderExcluirNão tive intenção de desrespeitar sua viola, claro ^^
Olá Fábio
ResponderExcluirSempre aprendo algo com o seu blogue, ou melhor, com o conteúdo por si escrito.
Desconhecia essa Viola Caipira, se bem que é idêntica à Viola tradicional, penso eu!
Eu adoro Trompete, já tive uma mas com as mudanças de casa à uns anos atrás, acabou por ir com o motorista das mudanças.
Vou dar uma olhadela na Net acerca desse Daniel Viola, parece interessante.
Um abraço para o amigo e tenha um óptimo dia.
Pô... você resgatou a viola no meu coração. Demais esse video.
ResponderExcluirFábio, vc mandou muito bem em me parabloguear! Muito bom!
ResponderExcluirè que você nunca ouviu isso aqui:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=4UVk7I5m_Wc
assista, e veja como o rock fica bem tambéna na querida viola!!
essa viola... para poucos, vc disse tudo!!
ResponderExcluirmandou bem. Agora vou ver o link do Anderson, afinal quero conferir mesmo se essa conbinação dá corda! (o trocadilho não foi lá essas coisas, mas tá valendo!)
:PPP
beijocas!