quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cordas fantásticas

Lendo os artigos sobre instrumentos de corda no blogue "Carta e Verso", do Igor Ravasco , resolvi parablogueá-lo* (Desculpe-me, Igor, mas eu tinha que fazê-lo!) para escrever sobre meu instrumento musical predileto.
Este instrumento de dez cordas ao qual chamamos Viola Caipira é, para mim, mágico. Com uma afinação aberta (você bate as cordas, sem dedar, e sai um Mi) e as cordas arranjadas em pares, a viola caipira tem um som extremamente marcante. O dom de dominá-la pertence a poucos.

Sei que a guitarra é o instrumento mais influente no mundo ocidental. Mas, quando esse espanhol de seis cordas chegou por aqui, no Brasil do século XIX, a viola caipira, filha da viola portuguesa e da vihuela, já morava entre os tupiniquins há trezentos anos. Estes, ao se depararem com um corpo bojudo e de cintura larga, exclamaram: "que viola grande: que violão!"

O violão é filho da viola e a ela deve respeito! Repito: para mim a viola é mágica, sua música é magnífica e sua arte é, mesmo sendo complexa, singela. Banjos, Les Pauls, Stratocasters, ukuleles, alaúdes... Nenhum deles se compara à viola, minha querida viola.

Mas chega dos meus elogios: ouçam e vejam a magia desse intrumento nas mãos de seu maior mestre, Tião Carreiro que, aqui nesse vídeo, é acompanhado de seu mais constante parceiro de arte, Pardinho. Deleitai-vos!

*Parabloguear: neologismo criado por Fábio Racoski (eu, acho...) aludindo aos termos "parafrasear" e "blogue". Ou seja, "parabloguear" é parafrasear um blogue.

6 comentários:

  1. Isso me lembrou os antigos desenhos onde sempre tinha um cara caipira com grande barba, espingarda ao lado e um chapéu furado.

    Não tive intenção de desrespeitar sua viola, claro ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio
    Sempre aprendo algo com o seu blogue, ou melhor, com o conteúdo por si escrito.
    Desconhecia essa Viola Caipira, se bem que é idêntica à Viola tradicional, penso eu!
    Eu adoro Trompete, já tive uma mas com as mudanças de casa à uns anos atrás, acabou por ir com o motorista das mudanças.
    Vou dar uma olhadela na Net acerca desse Daniel Viola, parece interessante.
    Um abraço para o amigo e tenha um óptimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Pô... você resgatou a viola no meu coração. Demais esse video.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, vc mandou muito bem em me parabloguear! Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. è que você nunca ouviu isso aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=4UVk7I5m_Wc

    assista, e veja como o rock fica bem tambéna na querida viola!!

    ResponderExcluir
  6. essa viola... para poucos, vc disse tudo!!

    mandou bem. Agora vou ver o link do Anderson, afinal quero conferir mesmo se essa conbinação dá corda! (o trocadilho não foi lá essas coisas, mas tá valendo!)
    :PPP

    beijocas!

    ResponderExcluir