Sintel (produzido por Ton Rosendaal, dirigido por Colin Levy e com roteiro de Eshter Wouda) é um curta-metragem de animação, produzido pela Fundação Blender. Inteiramente feito com softwares livres, o curta mostra a força da "geração Linux" (que usa, cada vez menos, programas proprietários, como os produtos da Microsoft).
Eu poderia escrever muito mais apenas sobre a questão do software livre. Mas quero comentar sobre o curta em si: uma belíssima animação, uma história tocante, bonita, com sons e trilha sonora bem encaixados. Guarde 15 minutos do seu dia para assistar a Sintel: um conto sobre a vida e o tempo que não vemos correr por uma obstinação. É bom ver um filme assim, feito de forma independente e com baixo custo, em meio a um cinema mercadológico de milhões de dólares.
Há o vídeo aqui, mas recomendo vê-lo na página do Youtube ou baixá-lo, em maior resolução (e também com as legendas) no site.
No site do projeto, há a opção de comprar 4 DVDs, que trazem o filme em NTSC, PAL, inúmeros extras, e todo o código fonte do curta (você pode fazer um "remake" ou uma obra derivada em casa!).
Para saber mais sobre o curta: es.wikipedia.org/wiki/Sintel_(film) (em espanhol)
Site do projeto: www.sintel.org
Poxa, gostei hein!! vou assistir
ResponderExcluirÉ muito tocante a estoria.
ResponderExcluirA parte tecnica é ótima!
Valeu muito ver!
No aguardo da minha caixa de som ser consertada.
ResponderExcluirApós, Sintel!